Vários fatores podem contribuir para a queda de cabelo, sejam eles de natureza genética ou adquirida, como anemia, hipotiroidismo, hipertireoidismo, infecções, doenças virais e perda de peso repentina, entre outros. Diagnosticar a causa da queda de cabelo nem sempre é simples, e a primeira medida a ser tomada é agendar uma consulta com um médico especializado.
Tricoscopia, o que é?
A tricoscopia é um exame realizado no consultório dermatológico que consiste em um procedimento rápido, não invasivo e indolor. Utilizando um fotovideodermatoscópio, é possível estudar o couro cabeludo e os fios capilares. Com ampliações que variam de 20 a 70 vezes, é possível realizar uma análise microscópica detalhada dos fios de cabelo e do couro cabeludo. Essa técnica permite visualizar estruturas que não são perceptíveis a olho nu, assim como estruturas um pouco mais profundas do couro cabeludo.
A tricoscopia é um procedimento simples e útil nos casos de falhas localizadas, descamação do couro cabeludo, doenças do fio de cabelo e queda de cabelo em geral. Em alguns casos, pode ser necessário realizar análises laboratoriais adicionais ou até mesmo uma biópsia do couro cabeludo para identificar a causa do problema. Durante o tratamento da calvície, a tricoscopia é importante para avaliar a evolução ao longo do tempo, geralmente com intervalos de seis meses, por exemplo.
Esse exame permite uma avaliação comparativa das diferentes áreas do couro cabeludo, identificando os locais afetados pelos cabelos e a intensidade do problema. Além disso, ajuda a avaliar a resposta aos diversos tipos de tratamento, principalmente na alopecia androgenética e no eflúvio telógeno.
Agende uma consulta para realizar uma tricoscopia e obter um diagnóstico preciso da causa da queda de cabelo, bem como receber orientações sobre os tratamentos adequados para o seu caso.